Notícias

Notícias

Sem categoria

Coordenação do Acelera Foz debate projetos para o desenvolvimento

Ações foram discutidas por representantes do poder público e da sociedade civil que integram o programa de retomada econômica.

Representantes do poder público e da sociedade civil que integram a Coordenação Estratégica do Programa Acelera Foz debateram projetos e ações para o desenvolvimento do município. A reunião foi nessa sexta-feira, 30, de forma presencial e on-line.

No encontro, foi apresentado o andamento dos principais projetos executados por meio do programa e definida a abertura para a inserção de novas ações e demandas. O objetivo é incorporar iniciativas às ações prioritárias já norteadas para responder ao atual momento social e econômico.

Os gestores dos setores público e privado deram prosseguimento à elaboração do documento que será entregue para a Câmara de Vereadores com propostas para o desenvolvimento. A efetivação do Escritório de Atração e Recepção de Investimentos de Foz do Iguaçu também integrou a pauta.

“É importante que o programa tenha essa dinâmica e flexibilidade para reunir novas propostas e ideias para o crescimento de Foz do Iguaçu e a superação desse período pelo qual estamos passando”, frisou o presidente do Codefoz, Felipe Gonzalez. A entidade desempenha a coordenação do Acelera Foz.

Presente à reunião, o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Delegado Francisco Sampaio, destacou o comprometimento da gestão municipal com as medidas para reaquecer o turismo. “É um setor para o qual estamos muito atentos para a sua retomada, por ser um grande gerador de emprego e renda para a nossa população”, avaliou.

Evolução dos projetos

Integrantes das oito instituições da Coordenação Estratégica do programa relataram o status da execução das ações. Com base na matriz de responsabilidade, que prevê atribuições a cada órgão e entidade, o programa é focado em grandes obras, atendimento a empresários e oferta de crédito, fomento à inovação, bairro inteligente, atração de investimentos, retomada do turismo para o fometno de empregos e renda.

Reunião do Acelera Foz contou com participações presenciais e on-line – Foto: Reprodução

Chefe de gabinete do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, o coronel Robson Rodrigues de Oliveira comemorou as obras já entregues e o andamento de outras realizações. Entre os serviços finalizados, que integram o Acelera Foz, ele citou a revitalização e a ampliação da pista do aeroporto.

“Foz do Iguaçu foi presenteada com um belo e moderno aeroporto que certamente contribuirá para animar a economia da cidade em sua retomada”, disse. Enumerou, ainda, as obras da segunda ponte internacional Brasil-Paraguai, Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Perimetral Leste e do Mercado Municipal.

Grupos de trabalho

Após discussão sobre as pautas de desenvolvimento a serem entregues ao Legislativo e ao Executivo municipais, e das medidas para a implementação do Escritório de Atração e Recepção de Investimentos, foram criados dois grupos de trabalho. Esses colegiados do Acelera Foz subsidiarão a Coordenação Estratégica na condução das ações.

Acelera Foz

Voltado à retomada econômica de Foz do Iguaçu, o programa tem a coordenação estratégica do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Associação Comercial e Empresarial (ACIFI) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Sem categoria

Entre ganho de novos clientes e aumento de receitas,…

Com benefícios aos empreendedores, empresas, mercado e sociedade, soluções apresentadas pelo Desafio Inova Oeste ajudam a fortalecer a economia da região

Proporcionando apoio técnico por meio de seus especialistas em inovação e negócios, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), contribuiu para que as 10 empresas contempladas do Desafio Inova Oeste obtivessem resultados animadores e relevantes.

Promovido pelo Programa Acelera Foz, Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), Itaipu Binacional, Sistema Regional de Inovação (SRI), Programa Oeste em Desenvolvimento e Iguassu Valley, com realização do Sebrae Paraná e a Fundação Araucária, a segunda edição do Desafio Inova Oeste foi lançada no segundo semestre de 2020, como um dos mecanismos desenvolvidos com vistas ao enfrentamento à crise desencadeada pela Covid-19.

Após capacitações e mentorias, boas ideias de inovação e diversas soluções tecnológicas foram apresentadas pelos empreendedores, o que resultou em indicadores consideráveis às empresas como o aumento de suas receitas, ganho de clientes, prospecção de novos clientes, expansão para outros municípios, e mais.

O Parque Tecnológico tem dado todo aporte necessário aos empresários para que seus projetos sejam impulsionados visando a implementação de soluções tecnológicas a partir da criação ou a melhoria de produtos, serviços e processos, que buscam promover o desenvolvimento da região Oeste do Paraná. Já os recursos financeiros investidos, foram aplicados em compras de equipamentos, bolsas de pesquisa e consultorias tecnológicas.

De acordo com o diretor de Negócios e Inovação do PTI-BR, Rodrigo Regis, “as startups trazem soluções inovadores para as quais ainda não se têm um histórico ou parâmetro do mercado, consequentemente, se trabalha com alto grau de incerteza e não se consegue aplicar os métodos tradicionais de gestão e administração. Neste cenário, o PTI com sua equipe qualificada e aplica métodos consagrados em gestão de startups que facilitam o desenvolvimento e validação dos negócios, mas destaco que não adiantaria investir recursos financeiros se não fosse o comprometimento dos empreendedores. Esse engajamento é fundamental e benéfico, uma vez que os empreendedores passam a adquirir novos skills e conhecimentos, as empresas alavancam seus negócios, o mercado ganha novas parcerias, a sociedade usufrui das soluções desenvolvidas e, dessa forma, fortaleceremos a nossa economia”.

Nesta etapa do Desafio, os participantes encontram-se em processo de pré-aceleração, ou seja, estão entrando no mercado. Com finalização prevista para abril deste ano, a última fase do Desafio não será sinônimo de despedida entre os especialistas do PTI-BR e os empreendedores. O contato permanecerá por aproximadamente mais 3 anos, entre apoio técnico e demais assessorias necessárias.

Sem categoria

Primeiro bairro público inteligente do Brasil tem logomarca escolhida…

Com a logomarca, fica tudo pronto para a divulgação das ações, que começam a ser vistas pela população da cidade. 

A disputa para escolher a logo do Programa Vila A Inteligente foi apertada, mas a opção dois saiu na frente e vai dar a cara da iniciativa que transforma a Vila A, em Foz do Iguaçu, no primeiro bairro público inteligente do país. Com a logomarca, fica tudo pronto para a divulgação das ações, que começam a ser vistas pela população da cidade. 

A votação da logo foi aberta ao público, justamente para que os próprios cidadãos escolhessem a opção preferida de um projeto que tem como proposta envolver a comunidade, uma vez que as tecnologias que serão implementadas visam promover a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida. 

A opção dois, que obteve o maior número de votos, foi feita pela publicitária Jaqueline Ferreira dos Santos, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), uma das instituições promotoras do programa, em conjunto com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Itaipu Binacional e a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. A arte da logomarca escolhida usa a ligação de pontos, que representam as tecnologias instaladas, para formar as letras iniciais do nome do bairro (VA). 

“Agradecemos aos demais profissionais que com suas expertises e criatividades contribuíram com as outras opções de logomarca para o Vila A Inteligente. Ficamos satisfeitos em observar que começamos a atingir o objetivo de envolver a população no projeto”, afirma o diretor superintendente do Parque Tecnológico, General Eduardo Garrido. “Esse é um projeto da cidade de Foz do Iguaçu, que começa pela Vila A, mas a depender do sucesso é possível estender para outras regiões da cidade e até para outros municípios do país”, complementa. 

Em andamento

Na última semana, foi instalado na Concha Acústica do Gramadão da Vila A, o Centro de Controle e Operações (CCO) do programa, espaço onde todas as tecnologias serão monitoradas. Nesta segunda-feira, 23, foi iniciada a substituição dos quatro pontos de ônibus que se tornarão inteligentes. A estrutura terá uma tela com os horários do transporte coletivo, carregador para celular e uma iluminação própria, a fim de aumentar a segurança dos usuários. 

Está prevista para esta semana também a implementação dos semáforos inteligentes nos quatro principais cruzamentos do bairro. Além dessas soluções, esta primeira fase da iniciativa, que deverá ser lançada nas primeiras semanas de dezembro, também contempla câmeras de monitoramento de placas e luminárias inteligentes com câmeras com reconhecimento facial.

Sem categoria

Integração entre estudantes e empresários deve criar oportunidades para…

Diretores do Parque Tecnológico Itaipu visitaram alguns dos projetos que estão sendo desenvolvidos por acadêmicos e empresários do Programa Integração Universidade Empresa

As atividades do Programa Integração Universidade Empresa, uma das ações do Programa Acelera Foz, continuam a todo vapor com o desenvolvimento de pesquisas envolvendo estudantes de diferentes instituições de ensino e empresários locais. Diretores do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) – instituição responsável por fazer a integração entre as empresas e as universidades – visitaram alguns dos projetos que estão em andamento.

OUÇA AQUI OS DEPOIMENTOS DA VISITA. 

Segundo o diretor superintendente do PTI-BR, general Eduardo Garrido, o objetivo da aproximação in loco foi estreitar relações com os atores envolvidos nas iniciativas, além de ouvir as impressões sobre o desenvolvimento das atividades, visando a validação do método do Programa.

“Apesar de ser um resultado parcial, temos a percepção que está sendo uma vivência muito proveitosa tanto para a empresa quanto para os estudantes. Esse feedback será muito importante para a continuidade do Programa no próximo ano”, explicou Garrido. 

Pesquisas e oportunidades

A primeira parte da visita foi na fábrica da empresa Trilha do Açaí, que em conjunto com estudantes do Centro Universitário UniAmerica, está desenvolvendo uma série de pesquisas para análise da viabilidade do plantio e manejo do Açaí-Jussara (Euterpe oleraceae) no município, buscando suprir a alta demanda pelo insumo. 

O diretor da empresa, Werley Andriel Borges, destacou que os estudos possuem potencial de movimentar uma nova cadeia produtiva na região. “Se os resultados do plantio forem exitosos, será um novo produto para o Oeste do Paraná que pode gerar renda e, quem sabe, até o arranjo de uma nova cooperativa”, vislumbrou o empresário.

Açaí-Jussara (Euterpe oleraceae) pode ser um importante produto para região Oeste do Paraná. Foto: Kiko Sierich 

Para a estudante do 4º período do curso de agronomia da UniAmerica, Maria Eduarda Santos Nóbrega, a iniciativa “é uma oportunidade para entrada no mercado de trabalho, já que Foz do Iguaçu não possui um campo de atuação muito amplo no seguimento”. Esta é a primeira experiência da futura agrônoma, de 19 anos, com a profissão.

Aprendizado na prática

A segunda empresa visitada foi a Capta Solar. Neste caso, as pesquisas com alunos de engenharia da Unioeste estão voltadas para o processo de dimensionamento de sistemas de energia solar fotovoltaica, especificamente na região Oeste do Paraná.
Imann Tarbine, supervisora dos alunos no Programa, esclareceu que as pesquisas – inéditas na região – devem impactar significativamente o modelo de negócio da empresa, garantindo maior assertividade nos cálculos para as necessidades dos clientes. 

Os estudantes estão realizando um estudo sobre as perdas nos sistemas fotovoltaicos e um aplicativo para dimensionamento da tecnologia. De acordo com Imann, “as ações estavam nos planos da empresa, mas só saíram do papel após início das atividades do programa”.

Segundo Marcelo Bernartt do 5º ano de Engenharia elétrica da Unioeste, a iniciativa está sendo fundamental para o aprendizado prático dos conceitos técnicos abordados em sala de aula. 

Pesquisas realizada com bolsistas da Capta Solar são inéditas na região. Foto: Kiko Sierich

O Diretor de Negócios e Inovação do Parque Tecnológico Itaipu, Rodrigo Régis, avaliou de forma bastante positiva o andamento das atividades do Programa Integração Universidade Empresa e apontou um cenário positivo para o futuro da cultura de inovação em Foz do Iguaçu e região. 

“A participação do Parque Tecnológico Itaipu na promoção da cultura da inovação, é fazer essa sinergia entre diferentes atores locais. Esperamos que nos próximos cinco ou dez anos esse conceito já esteja no DNA de Foz do Iguaçu e região. As visitas de hoje mostraram que estamos alcançando o objetivo planejado para o Programa.”, finalizou Régis.

Programa Acelera Foz

Escritório de investimentos diversificará a economia de Foz do…

Proposta será apresentada aos candidatos à prefeitura para compromisso de implantação

Captar recursos para o município, diversificar a economia, gerar emprego e renda. Esses são os principais objetivos do Escritório de Atração e Recepção de Investimentos de Foz do Iguaçu, debatido na sessão plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz), realizada nessa quarta-feira, 21.

Uma das ações prioritárias do Programa Acelera Foz, a proposta será apresentada aos nove candidatos a prefeito de Foz do Iguaçu. Os postulantes à prefeitura, na gestão 2021-2024, foram convidados a assinar documento comprometendo-se com a implantação do escritório, caso sejam eleitos nas eleições municipais deste ano.

A modelagem do Escritório de Atração e Recepção de Investimentos, sua estruturação e sua forma de funcionamento estão sendo definidas conjuntamente pelo poder público e iniciativa privada. Esse trabalho conta com assessoramento de consultoria técnica.

Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI), Faisal Ismail ressalta que o escritório é uma das principais apostas para fortalecer o desenvolvimento do município. O dirigente cita, ainda, a união de empresários, gestores públicos, universidades e sociedade civil organizada na construção de um modelo eficaz.

“É uma das ferramentas mais importantes dentro do que nós desejamos em relação aos eixos de desenvolvimento do município”, reflete Faisal. “Fará com que organização, planejamento, compliance e gestão privada, com participação pública, resultem em um modelo de sucesso para atrair empreendedores e investidores a nossa cidade”, conclui.

Novo paradigma

Para o secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, a criação do escritório é um desafio que representará ganhos para toda a cidade. “Atrair investimentos para diversificar a matriz econômica é uma tarefa que exige mudança de paradigmas”, sublinha.

“É preciso construir um ambiente favorável à geração de negócios, com uma política clara para atração de investimentos”, expõe o secretário. “Foco, organização e profissionalismo são fundamentais para transmitir uma imagem de credibilidade aos investidores”, reflete Piolla.

Busca ativa de investimentos

Diferentemente de outras cidades, que aguardam por interessados em investir, o Escritório de Atração e Recepção de Investimentos de Foz do Iguaçu será proativo, isto é, buscará permanentemente recursos para a cidade, explica o consultor do Sebrae Marcelo Padilha. Esse trabalho seguirá uma orientação técnica.

“Com uma atuação estratégica, primeiro vamos definir os tipos de investimentos que são importantes para o desenvolvimento do município. A partir disso, a ideia é focar na busca de investidores”, detalha. “O negócio é atrair empreendimentos que realmente sejam relevantes e que tenham impacto na localidade, dentro da nossa realidade econômica”, norteia Padilha.

“O escritório, para funcionar, terá que ter a participação pública e privada, bem como investimentos assegurados por ambos”, pondera o consultor. Segundo ele, deverão ser desenvolvidos materiais de apoio e orientação aos interessados, e uma equipe de alto desempenho será constituída, na etapa adequada, para assegurar o cumprimento das metas e objetivos do escritório, de forma sustentada e planejada.

Acelera Foz

Parte do plano de retomada econômica da cidade, o programa tem a coordenação estratégica do Codefoz, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento, ACIFI e Comtur.

Programa Acelera Foz

Acelera Foz fomenta a retomada da economia com obras,…

Balanço dos resultados de cinco meses de trabalho foi apresentado em plenária do Codefoz, com transmissão para a comunidade.

A prestação de contas do Programa Acelera Foz para a comunidade foi realizada nesta quarta-feira, 21, durante plenária presencial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz). Iniciado em maio deste ano, há cinco meses, o programa une poder público, iniciativa privada e sociedade civil.

Na sessão, transmitida ao vivo para a participação da população, foram destacadas as ações prioritárias para a retomada econômica de Foz. As iniciativas que fizeram parte do balanço parcial do Acelera Foz aliam obras de infraestrutura, apoio ao turismo, incentivo à inovação, crédito a empreendedores e investimentos.

Presidente do Codefoz, Mario Camargo enfatizou o esforço das oito instituições da coordenação do Acelera Foz para fomentar o desenvolvimento. “Esse programa mostra o compromisso das nossas instituições com a cidade, trabalhando em conjunto para reativarmos a economia, gerar emprego e renda”, frisou.

“Em pouco tempo, conseguimos apresentar muitos resultados, e outros continuarão sendo entregues graças ao envolvimento e à dedicação das entidades que fazem parte do Acelera Foz”, completou. “São políticas públicas de continuidade que marcam um novo modelo de governança entre poder público e sociedade”, refletiu Mario.

R$ 1 bilhão em obras

Balanço dos resultados de cinco meses de trabalho foi apresentado em plenária do Codefoz, com transmissão para a comunidade. – Foto: Marcos Labanca

Representando a Itaipu Binacional, o coronel Jorge Áureo fez sua explanação em nome do diretor-geral brasileiro da empresa, o general Joaquim Silva e Luna. Ele reforçou o significado das obras estruturantes, as quais somam cerca de R$ 1 bilhão, para solucionar gargalos históricos de infraestrutura.

“Renovamos a nossa confiança de que esse esforço da união de várias instituições continuará trazendo resultados substantivos e possíveis de serem mensuráveis e comprovados pela sociedade”, sublinhou. “Afinal, a população de Foz e de todo o Oeste é a quem todos nós servimos”, pontuou o coronel Áureo.

Inovação para o desenvolvimento

Garrido realçou o alcance dos editais de inovação e empreendedorismo –  Reprodução vídeo

O diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, general Eduardo Garrido, deu destaque ao projeto Vila A Inteligente, que deverá apresentar as primeiras soluções para a população em dezembro. O gestor ainda realçou o alcance dos editais de inovação e empreendedorismo.

“Já temos os nossos jovens universitários trabalhando, por meio das parcerias com universidades e com bolsas de incentivo. Empresas estão desenvolvendo soluções e aportando recursos em Foz do Iguaçu”, acentuou.

PRINCIPAIS RESULTADOS

Obras da Ponte da Integração – Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

– Ponte da Integração Brasil-Paraguai com 36% das obras já executadas.

– Ampliação da pista de pouso e decolagem do aeroporto com 54% das obras realizadas.

– Perimetral Leste tem concluídas as etapas preliminares de novos estudos de tráfego, revisão do projeto geométrico da via, projeto hidrológico e avanço da fase final de sondagens de terrenos.

– Duplicação da BR-469 teve o lançamento da pedra fundamental e assinatura do convênio entre Itaipu e Governo do Paraná para a gestão da obra.

– Retomada das obras do Mercado Municipal, que no momento se encontra com diversas frentes de serviço em andamento.

– Programa Foz Juro Zero libera R$ 10,3 milhões, beneficiando 2.095 empreendedores – média de R$ 4,9 mil por operação.

– Acordo permite bolsa de qualificação que preserva mais de cinco mil empregos.

– Início das obras de construção do Centro Municipal de Inovação.

– Conclusão do novo edital de concessão do Centro de Convenções.

– Acordo com a Secretaria de Patrimônio da União e com a concessionária Cataratas S/A para a revitalização do Espaço das Américas.

– Negociações com Governo do Paraná e Infraero vão assegurar incentivos para hub aéreo no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

– Adoção dos protocolos sanitários e certificação de mais de 200 estabelecimentos para a retomada do turismo.

– Resgate empresarial com apoio aos empreendedores que passaram pela crise (mil atendimentos).

– Estímulo à realização de capacitações virtuais.

– Programa de qualificação empresarial para atividades impactadas.

– Modelagem do Escritório de Atração e Recepção de Investimentos de Foz.

– Programa Integração Universidade e Empresa: 67 empresas beneficiadas, seis instituições de ensino envolvidas, 165 alunos de graduação com bolsas, e R$ 1,18 milhão em investimento.

– Edital Desafio Inova Oeste: 42 propostas prospectadas, 32 iniciativas submetidas, dez projetos aprovados, e investimento de mais de R$ 1 milhão.

– Edital Inovação Corporativa – Incubação de empresas: 35 demandas, 95 ideias e 60 selecionados, previsão de 13 novas startups até dezembro, e destinação de R$ 560 mil.

– Aceleração de empresas na temática de combate à covid: 25 propostas de projetos, 15 selecionados para banca, quatro selecionados para aceleração, e investimento de R$ 229 mil.

Programa

Parte do plano de retomada econômica da cidade, o Acelera Foz tem a coordenação estratégica do Codefoz, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu, Prefeitura de Foz, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento, ACIFI e Comtur.

Programa Acelera Foz

PTI seleciona projetos de sete empresas para acelerar retomada…

O desafio foi grande – os empreendedores tiveram apenas 20 minutos para transmitir a uma banca de avaliadores projetos de negócios que muitas vezes levaram meses ou anos para serem construídos. Foram 15 propostas participantes no Demoday, evento organizado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), com a finalidade de, ao final do processo de avaliação, direcionar investimentos de até R$ 100 mil para a aceleração de cinco projetos. 

Esta edição do Demoday foi toda realizada virtualmente – em virtude das medidas para combater o coronavírus, nos dias 18 e 19 de agosto. Ao todo, foram mais de seis horas de transmissão ao vivo com mais de 270 visualizações, em evento compartilhado apenas com convidados do PTI – entre empreendedores, avaliadores, investidores e representantes de instituições parceiras. Os resultados do evento foram divulgados nesta segunda-feira, 31, e as empresas SII Smart, AIS Ambientes Virtuais, B2B Hotel, TARS, Um Bom APP, Quality e EVAH.io foram escolhidas para a próxima etapa de avaliação, em que deverão entregar os planos de trabalho de suas propostas. No início de outubro, cinco das sete selecionadas vão receber a primeira parcela dos investimentos. 

Os 15 empreendedores de três estados – Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro – participaram do edital de Inovação Corporativa, com soluções voltadas ao auxílio da retomada do crescimento econômico devido aos efeitos da pandemia do coronavírus, uma das ações do PTI no Programa Acelera Foz. 

“O edital para incubação de novas empresas já estava aberto, mas entendemos que o momento necessitava de ações também direcionadas à crise econômica e criamos este mecanismo para o suporte de projetos diretamente relacionados a recuperação de cinco setores”, explicou o diretor de Negócios e Inovação do Parque Tecnológico, Rodrigo Régis de Almeida Galvão. 

Foram três apresentações nas temáticas de Turismo, Saúde e Educação, e Varejo e Indústria; cada uma com cinco propostas e uma banca de avaliadores, que reuniu representantes do Sebrae, Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Hospital Municipal Costa Cavalcanti, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Porto Digital, Codel – Instituto de Desenvolvimento de Londrina, Hards Aceleradora, Darwin Startups, Start Aceleradora, Prognus Soluções Livres e I.PRO Estratégia Organizacional. 

Propostas vencedoras

A TARS,  a SII Smart e a B2B Hotel foram selecionadas com soluções na área de turismo. As empreendedoras Natália e Bianca, da TARS, apresentaram um aplicativo para personalizar e organizar a experiência dos turistas que vêm ao Destino Iguaçu e guiá-los nos atrativos, por meio de jogos

O empreendedor Higino Mandaji, da B2B Hotel, falou sobre a plataforma desenvolvida pela empresa para aproximar trabalhadores temporários dos hotéis, setor altamente afetado pela crise. A ferramenta oferece o controle de informações, como relatórios sobre pagamentos, quantidade de horas e fluxo de caixa; e, segundo Higino, possibilita a redução do risco do passivo trabalhista. ,  Já a Sii Smart, que atua com um sistema de gestão de hotelaria, desenvolveu um sistema de desinfecção com radiação UVC que já vem sendo utilizado em transportes e escolas. 

Ainda no primeiro dia do Demoday, foram feitas as apresentações na área de Educação e Saúde, nas quais a Quality foi escolhida para a próxima etapa.  Cleiton Mendes, da Quality, recebeu a aprovação da banca com a proposta de um curso especializado voltado para o Revalida, exame necessário para o reconhecimento de diplomas de médicos formados em outros países. 

A AIS Ambientes Virtuais, Um Bom App e a EVAH.io foram as empresas do segundo e último dia do Demoday que passaram à etapa seguinte da avaliação. O diretor da AIS, Yuri Sefrin, apresentou uma solução para indústrias que têm necessidade fazer treinamentos de normas regulamentadoras. A ferramenta da empresa utiliza a realidade virtual para essas capacitações, com menor custo e maior agilidade para as indústrias. A tecnologia, de acordo com ele, pode servir ainda para a realização de manutenções de equipamentos 

A empresa Um Bom App, dos empreendedores Marcelo Toledo e Pedro Siniscalchi, foi criada como uma solução para o desperdício de alimentos no Brasil. A plataforma da empresa possibilita que restaurantes comercializem o excedente de produção com um preço promocional, disponibilizado em uma “sacola mágica” aos usuários. 

A inserção dos negócios locais no meio virtual é o objetivo do projeto da EVAH.io, que, conforme explicou o fundador da empresa, Thiago Barroncas, além de desenvolver a plataforma digital, envolve também  orientações relacionadas ao planejamento e estratégias para aquisição de novos clientes. Logo no início da pandemia do coronavírus no Brasil, em março, a EVAH.io implementou  25 lojas virtuais em nove dias para empreendedores de Foz do Iguaçu gratuitamente, visando reduzir os prejuízos aos negócios e a quantidade de demissões. 

Entre os critérios analisados pelos avaliadores para a seleção das sete empresas, estiveram faturamento, portfólio de clientes, maturidade e potencial de impacto e econômico da solução, e tempo estimado para adequação e/ou implementação. Até o dia 8 de setembro, os empreendedores deverão enviar ao Parque Tecnológico seus planos de trabalho. A formalização dos repasses está prevista entre os dias 21 e 25 de setembro e os primeiros repasses devem acontecer ainda no início de outubro. 
 Especial: 

Sem categoria

Mais de 60 empresas serão beneficiadas pelo Programa de…

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) divulgou nesta sexta-feira, 28, a lista de propostas aprovadas pelo Programa de Integração Universidade empresa. Ao todo, mais de cem empresas iguaçuenses se inscreveram no Edital de seleção. Destas, 69 foram aprovadas e vão atuar em parceria com 169 estudantes, que receberão bolsa-auxílio de até R$ 800,00. A lista completa dos projetos está disponível no link: pti.org.br/programaintegracao.

Para a aluna do 8º período do curso de Agronomia do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC), Francielli Letícia de Carvalho, “essa é uma grande oportunidade para colocar em prática os conhecimentos teóricos da graduação, além de contribuir com a comunidade iguaçuense”.

Francielli, junto com os estudantes Darlan Tochetto e Marcos Teixeira, têm pela frente um grande desafio: ajudar a empresa Ecovitalle na implantação do Projeto Recolhe, uma iniciativa ambientalmente correta de coleta, transporte e triagem de resíduos sólidos recicláveis e óleo de cozinha em condomínios e empreendimentos locais. A proposta foi uma das selecionadas pelo Programa.

Segundo Lívia de Oliveira Miranda, representante responsável por supervisionar o andamento dos trabalhos na empresa, essa atuação conjunta vai beneficiar não só os envolvidos diretos, mas o município em um contexto geral.

“Os estudantes vão ganhar com a vivência prática do mercado de trabalho; a empresa deve ganhar com o conhecimento acadêmico e a disponibilização de um novo produto; já o município será beneficiado com a coleta e descarte correto desses resíduos – que é um dos entraves do setor; e a população desses condomínios e empreendimentos terá uma opção correta e confiável para descarte”, detalhou Lívia.

A supervisora destacou ainda que, se tudo der certo, com a renda gerada pelo Projeto será possível recontratar ou contratar novos funcionários que precisaram ser desligados por conta dos impactos econômicos da pandemia.

Os estudantes serão orientados pelo professor Ricardo Allebrandt, da UDC.

Para o Diretor de Negócios e Inovação do PTI-BR, Rodrigo Regis de Almeida Galvão, o Parque Tecnológico tem como papel fundamental realizar a conexão entre as instituições de ensino e as empresas “pensando na geração de riquezas e novas oportunidades de negócios para a população de Foz do Iguaçu e Região”.

Sobre o Programa

O Programa Integração Universidade empresa integra as ações do Programa Acelera Foz e tem como objetivo contribuir com a retomada econômica pós período de pandemia – através do desenvolvimento de soluções para micro, pequenas e médias empresas, além de diminuir a evasão de estudantes universitários, tanto da graduação como da pós-graduação, por meio da oferta de bolsas na modalidade Pesquisador na Empresa.

Sem categoria

Vila A Inteligente: Comunidade terá papel fundamental para o…

O engajamento da comunidade no Programa Vila A Inteligente é um dos princípios da iniciativa, tanto para validar as tecnologias que serão implantadas na primeira etapa, como para levantar as necessidades para o desenvolvimento de outras soluções. A primeira aproximação entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), um dos parceiros do projeto, e a Associação de Moradores da Vila A (AMVA) foi na última sexta-feira, 14, em reunião na sede da associação.

Os representantes da associação conheceram mais detalhes sobre a implementação do projeto que prevê, inicialmente, a instalação de tecnologias voltadas a cidades inteligentes nas áreas de segurança pública, mobilidade, ambiental e integração com a comunidade.

A iniciativa, que vai transformar a Vila A no primeiro bairro público inteligente do Brasil, é promovida pelo PTI, em parceria com a Itaipu Binacional, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Prefeitura de Foz do Iguaçu. O decreto da prefeitura que regulamenta a instituição de uma “sandbox” na Vila A, criando um ambiente experimental de inovação científica, tecnológica e empreendedora, que vai possibilitar testes e validações de soluções de empresas de todo o país, foi publicado em junho. O lançamento oficial do programa foi no final de julho e a intenção é que as tecnologias comecem a ser implementadas ainda neste ano.

O gerente do Centro de Tecnologias Abertas e Internet das Coisas (IoT), Willbur Rogers de Souza, explicou aos representantes da AMVA que as tecnologias de cidades inteligentes têm como objetivo a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população. Ele apresentou as soluções que serão implantadas nos próximos meses – como semáforos inteligentes, luminárias inteligente com reconhecimento facial e monitoramento de placas de veículos nos trevos de acessos.

Willbur ressaltou essas tecnologias “são o ponto de partida” do projeto, mas que a iniciativa não deve ficar restrita a esses temas. Por isso, é importante a participação da associação e de toda a sociedade para o levantamento das necessidades.

O presidente da Associação de Moradores da Vila A, Eloir Copetti, considerou que o projeto “superou todas as expectativas”. Ele disse esperar que a instalação das soluções proporcione um maior bem-estar para a comunidade, não apenas para os moradores do bairro, mas para todos que usam os espaços da Vila A. “Esperamos que proporcione uma melhoria nas condições de vida como um todo, desde a questão tecnológica, abrangendo também a economia e o meio ambiente”, afirmou.

O projeto tem a intenção de atrair empresas de médio e grande porte para esse ambiente de testes e validações que será criado na Vila A. Com isso, o objetivo é gerar novos empregos e renda para Foz do Iguaçu.

Por que a Vila A foi escolhida?

Além da ligação histórica com a Itaipu Binacional, uma das parceiras da iniciativa, uma vez que o bairro foi criado à época da construção da usina para abrigar os trabalhadores da obra, algumas características foram fundamentais para a escolha da Vila A. Entre elas, está o fato de ser gerida por uma governança – a Associação de Moradores da Vila A; possui um banco com dados de segurança, como furtos e roubos; ter uma iniciativa coordenada de coleta seletiva de resíduos e uma Unidade de Valorização de Recicláveis; ter equipamentos públicos de lazer; apresentar infraestrutura suporte inicial de conectividade e fibra óptica, com uma rede de comunicação de fibra óptica interligada com a área da Itaipu.

No bairro também estão sendo desenvolvidos projetos como a construção do Mercado Municipal e a revitalização do Gramadão, pela Itaipu, que serão interligados com as tecnologias de cidades inteligentes. A ideia é que o projeto seja um modelo a ser replicado em outros bairros de Foz do Iguaçu e outras cidades do País.

Programa Acelera Foz

Acelera Foz investe em inovação para diversificar economia e…

Inovação, tecnologia e empreendedorismo estão entre as prioridades da agenda de retomada econômica do Programa Acelera Foz. O desenvolvimento desses recursos busca diversificar a economia, dinamizar o ambiente de negócios, gerar novos postos de trabalho e elevar a qualidade de vida da população iguaçuense.

A inovação está associada à captação de investimentos, no eixo 5 do plano de ações prioritárias do programa. Já em realização, estão editais de fomento e apoio a empreendedores criativos, a transformação da Vila A no primeiro bairro público inteligente do Brasil e a instalação de um centro de inteligência artificial (IA).

Os recursos são provenientes da Itaipu Binacional, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e de instituições parceiras. Os valores estão sendo investidos em editais de Integração Universidade e Empresa, Empreendedorismo Inovador (2020-2021), Desafio Inova Oeste e Programa ConectaDEL e In²teraction, Vila A Inteligente e Centro de Inteligência Artificial em Agroenergia.

De acordo com o superintendente do PTI, general Eduardo Garrido, as frentes de ação do Acelera Foz têm como objetivo tornar Foz do Iguaçu um polo de inovação e empreendedorismo. Os resultados são efetivos para a economia. Cada real investido por uma startup, por exemplo, resulta em R$ 19,50 de faturamento e R$ 1,39 na forma de tributos para o poder público.

General Eduardo Garrido: Tornar Foz um atrativo para empresas – foto Kiko Sierich/PTI

“O Parque Tecnológico Itaipu tem investido seus esforços, com a disponibilização das diversas competências de suas equipes e toda sua infraestrutura, para que Foz do Iguaçu seja um atrativo para empresas de todo o país e até mesmo internacionais”, enfatiza. “Isso vai contribuir para a geração de empregos e renda para a cidade”, afirma.

Essas iniciativas, que integram o eixo 5 do Programa Acelera Foz, de incentivo à inovação e atração de investimentos, buscam os seguintes resultados*:

– 8 mil postos de trabalho impactados;

– R$ 11 milhões de investimentos em inovação;

– 250 empresas apoiadas;

– 300 bolsas de pesquisa;

– 40 startups impulsionadas;

– 50 novas soluções para o mercado;

– 320 profissionais capacitados;

– Vila A sendo o primeiro bairro público inteligente do Brasil e referência de planejamento; e

– Centro de Inteligência Artificial em Agroenergia reconhecido pelo governo federal.

* Ações previstas até 2022.

Inovação para o crescimento

Integrante do Acelera Foz, o Sebrae é instituição-chave para o desenvolvimento em inovação, tecnologia e empreendedorismo. O gerente da Regional Oeste da entidade, Augusto Stein, ressalta que investimentos nesses segmentos são decisões estratégicas para a retomada do crescimento no atual contexto de superação dos efeitos da pandemia na economia.

Augusto Stein: Criar condições para que as empresas enfrentem a crise – foto Divulgação/Sebrae

“Entendemos que investimentos em inovação e tecnologia, através do fomento a empresas com maior capacidade de crescimento, são fundamentais para o desenvolvimento econômico de um território”, aponta Augusto. “Em um momento como este, em que precisamos criar condições para que as empresas enfrentem a crise e auxiliem na dinamização da economia e no processo de retomada, essas ações tendem a ser ainda mais necessárias e efetivas”, expõe.

Mais ações

Na área de inovação/investimentos, o Programa Acelera Foz também prevê a criação do Centro Municipal de Inovação, a facilitação de acesso ao crédito e a implantação de um escritório de atração e recepção de investimentos em Foz do Iguaçu, todas ações que estão sendo desenvolvidas. Faz parte desse eixo, ainda, o estímulo à criação do polo de serviços de saúde no município.

Programa

Parte do plano de retomada econômica da cidade, o Acelera Foz tem a coordenação estratégica do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), Itaipu Binacional, PTI, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Programa Acelera Foz

Programa Foz Juro Zero já liberou R$ 12 milhões…

Uma das cidades mais impactadas do Paraná com a pandemia do novo coronavírus (covid-19), Foz do Iguaçu já liberou mais de R$ 12 milhões em linhas de crédito com juro zero para profissionais autônomos e liberais, trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEIs) e microempresários (MEs).

Até a ultima sexta-feira, 7 de agosto, o programa Foz Juro Zero já contabilizava a liberação de R$ 12.152.310,01, com 2.523 atendimentos nesta primeira fase do programa. O Foz Juro Zero é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu com a Fomento Paraná, por meio do programa Paraná Recupera e o Sebrae-PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

“Somos a cidade paranaense que mais liberou crédito nessa pandemia. A primeira fase está chegando ao fim, mas já estamos desenhando uma nova etapa, que terá os limites de créditos ampliados”, afirma o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

Para essa primeira fase do programa, a Fomento Paraná foi a instituição financeira que apresentou a menor taxa de juros, de 5,09% ao ano, o equivalente a 0,41% ao mês, enquanto outras instituições propuseram taxas entre 1,7% e 3,5% ao mês. O prazo de carência dos empréstimos é de 12 meses e o de pagamento das parcelas, entre 12 e 24 meses.

A Prefeitura pagará a taxa de juros das parcelas quitadas em dia, até a data de vencimento. Para pagamentos em atraso será cobrada a taxa normal de juros da linha Paraná Recupera, de 0,41% ao mês.

“Os resultados até o momento são significativos, sabemos que ainda têm muitos empreendedores que necessitam de crédito e a integração entre os parceiros continua para atender o maior número possível de pessoas. Esperamos em breve oferecer outras soluções de apoio aos empreendedores como forma de fortalecer seus negócios, isso ajudará todos na retomada da economia”, explica o consultor do Sebrae, Marcelo Padilha.

Linhas de crédito

Pela parceria entre a Prefeitura Municipal e a Fomento Paraná, três linhas de crédito foram colocadas à disposição dos interessados. A linha de R$ 1.500,00 é destinada ao atendimento de autônomos e informais sem CNPJ. Uma linha de até R$ 3.000,00 atende MEIs e microempresas com até 12 meses de fundação. E a linha de até R$ 6.000,00 beneficia MEIs e microempresas que estejam em atividade há mais de 12 meses.

Na segunda etapa, que ainda não tem data para começar, pois depende do lançamento de um edital de chamamento público das instituições financeiras, o limite será ampliado para R$ 5.000,00 para autônomos e informais sem CNPJ; R$ 10 mil para MEIs e microempresas até 12 meses de constituição; e para R$ 20 mil para MEIs e microempresas com mais de 12 meses de existência.

Poderão obter crédito pelo programa Foz Juro Zero uma extensa lista de atividades formais e informais, tais como guias de turismo, diaristas, cabeleireiros, costureiras, artesãos, motoristas de aplicativos, taxistas, cantores, músicos, vendedores ambulantes, mototaxistas, motoristas de aplicativos, dentre outras atividades que se enquadram na lista oficial de ocupações permitidas ao MEI. Profissionais liberais também podem se habilitar desde que possuam CNPJ como microempresários.

As condições para a segunda fase ainda estão sendo definidas e serão divulgadas posteriormente. O prazo de pagamento poderá ser ampliado até 48 meses, incluindo 12 meses de carência.

Banco do Empreendedor

O Banco do Empreendedor realiza o atendimento do programa Foz Juro Zero e das demais linhas de crédito. No total, durante essa pandemia, o Banco do Empreendedor já liberou R$ 15.927.100,04, sendo R$ 12.152.310,01 do Juro Zero, R$ 1.823.978,14 do Banco da Mulher, e R$ 1.950811,89 do Banco do Empreendedor e demais linhas de crédito da Fomento Paraná.

O Programa Foz Juro Zero

O Programa de Microfinanças de Foz do Iguaçu foi instituído mediante aprovação da Lei Municipal n° 4.829, de 20 de dezembro de 2019, regulamentado pelo Decreto nº 28.021, de 6 de abril de 2020.

A Prefeitura investirá um montante de até R$ 3 milhões dos recursos orçamentários da Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, provenientes de royalties da Itaipu Binacional, para fazer a alavancagem de crédito, que poderá chegar a R$ 30 milhões.

O Foz Juro Zero faz parte de uma série de ações do programa Acelera Foz, que tem como objetivo recuperar a economia da cidade. Fazem parte da iniciativa o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Sebrae, Programa Oeste Desenvolvimento, Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur), dentre outras instituições.

Programa Foz Juro Zero

Para evitar aglomerações, o atendimento presencial é realizado mediante agendamento pelo WhatsApp (45) 98423-3132.

Documentos necessários:

Comprovante de CNPJ
Identidade: RG – CPF ou CNH (titular e sócios se houver)
Comprovante de endereço atual
Cópia de comprovante de conta corrente em seu nome (cartão onde apareça agência e conta corrente ou extrato).
Identidade: RG, CPF ou CNH do conjugue/companheiro (se for casado (a)).
Foto selfie com documento apresentado, segurando nas mãos RG ou CNH do (a) solicitante.
Assinatura da Autorização de Consulta Cadastral do CPF ou CNPJ
Para solicitar crédito informal / autônomo favor anexar a declaração de que é empreendedor informal (solicitar modelo).

(Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos)

Sem categoria

Acelera Foz terá reunião mensal com a comunidade


O Programa Acelera Foz realizará reuniões mensais com organizações da sociedade civil organizada e instituições do poder público para apresentar a evolução das ações e metas. A resolução foi aprovada em reunião do Grupo de Coordenação Estratégica, realizada nessa sexta-feira, 7, com participantes presenciais e por videoconferência.

A demonstração para a comunidade dos resultados alcançados acontecerá em sessões plenárias do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), colegiado instituído por lei municipal e que reúne representantes de 32 instituições, governos, universidades e órgãos de classe. Os encontros também serão abertos à imprensa.

“Serão plenárias de prestação de contas do Acelera Foz”, enfatizou o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Danilo Vendruscolo. “As instituições atuantes no programa poderão expor à comunidade iguaçuense o andamento dos projetos, os benefícios para a cidade e outras informações relevantes para a população”, expôs.

Os resultados do programa, a serem divulgados publicamente, estão dispostos em ferramentas de gestão implantadas pelo Acelera Foz. São dados e indicadores vinculados à matriz de responsabilidades, instrumento elaborado pelo Grupo de Coordenação Estratégica, que fixa o papel de cada instituição para a execução de ações em sete eixos de desenvolvimento.

Campanha de turismo

Na reunião de coordenação do Programa Acelera Foz, foi aprofundada a discussão em torno da campanha de mídia para promover o turismo de Foz do Iguaçu, que pretende atrair visitantes e contribuir com a retomada econômica da cidade. A iniciativa é coordenada pela Itaipu Binacional, juntamente com a Gestão Integrada do Turismo.

Reunião da coordenação do Programa Acelera Foz – foto Assessoria

Detalhes da campanha, já em desenvolvimento, foram apresentados pela superintendente de Comunicação Social e chefe da Assessoria de Turismo da Itaipu, Patrícia Iunovich, e pelo gerente da Divisão de Imagem Institucional da empresa, Daniel Reis. A divulgação da diversidade do destino enfatizará acolhimento e segurança ao turista.

“A ideia é mostrar para o turista que Foz do Iguaçu está pronta para recebê-lo”, frisou Patrícia. “A proposta tem como base as discussões acumuladas entre as instituições que operam no turismo. É uma ação para benefício da cidade, que conta com a união de todos os parceiros”, destacou.

Outras pautas

Secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla explanou sobre a lei federal que extinguirá o adicional de US$ 18 da tarifa de embarque internacional nos aeroportos, que incide no bilhete pago pelo passageiro. É um pleito do turismo de Foz do Iguaçu defendido junto ao governo federal, lembrou. Piolla também falou da necessidade de rever o regime de hub do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

O consultor do Sebrae Luiz Marcelo Padilha detalhou o cronograma e a metodologia para a implantação do escritório de atração e recepção de investimentos de Foz do Iguaçu. Uma consultoria presta apoio aos atores que estão à frente da proposta. O planejamento prevê a conclusão do plano para o modelo de negócios em setembro, de acordo com Luiz.

O Grupo de Coordenação Estratégica do Acelera Foz também recebeu informações atualizadas sobre o novo Porto Seco Trimodal de Foz do Iguaçu, apresentadas pelo presidente do POD, Danilo Vendruscolo. Pelo calendário, o modal rodoviário do novo centro aduaneiro deverá operar em dezembro de 2022, apontou Danilo.

O diretor de Negócios e Inovação do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Rodrigo Régis de Almeida Galvão, apresentou balanço do edital Inovação Corporativa, que compõe o Acelera Foz. Foram 25 propostas, entre as quais 15 foram pré-classificadas e 5 serão selecionadas. Elas apresentaram soluções nas áreas de: covid-19, agronegócio, energia, turismo e cidades.

Programa

Parte do plano de retomada econômica da cidade, o Acelera Foz tem a coordenação estratégica do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), Itaipu Binacional, PTI, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sebrae, POD, Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Programa Acelera Foz

Acelera Foz e CCR Aeroportos debatem fortalecimento da malha…

Reunião contou com gerentes da administradora do Aeroporto de Foz do Iguaçu, empresários, lideranças, gestores e o deputado federal Vermelho.

Fortalecimento da malha aérea, promoção e conexão de Foz do Iguaçu com os principais mercados turísticos, transporte de cargas e intermodalidade foram pautas da reunião do Programa Acelera Foz com gerentes da CCR Aeroportos, sexta-feira, 8. Cumprindo agenda na região, o deputado federal Vermelho (PL) também participou do diálogo.

A CCR assumiu a administração do aeroporto internacional iguaçuense neste mês de abril, pelo período de 30 anos, após vencer o leilão de concessão promovido pelo governo federal no ano passado. A empresa passou a ser a maior operadora em número de aeroportos no país, gerindo terminais estratégicos.

Membros da Coordenação Estratégica do Acelera Foz apresentaram demandas aos representantes da CCR Aeroportos e colocaram-se à disposição para contribuir. O objetivo é somar forças entre os setores público, privado e sociedade civil organizada para a expansão e diversificação dos negócios em turismo, comércio, logística.

“É muito bom receber diretores da CCR para tratarmos de um assunto fundamental para o nosso turismo e a economia da cidade, que é a operação do aeroporto”, disse Felipe Gonzalez, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz). “A união sempre traz os melhores resultados para o bem comum”, defendeu.

“Fomos muito bem recebidos em Foz do Iguaçu e vamos tratar a cidade com esse mesmo carinho e respeito”, declarou a gerente de Negócios Aéreos, Graziella Delicato. “Essa abertura de diálogo é muito importante, e nossa disposição é a de trabalharmos juntos, com agendas técnicas e fortes pró-negócios”, pontuou.

Em sentido igual, o gerente-executivo de Aeroportos da empresa, Marcius Moreno, afirmou que, com a conclusão da transição operacional, o foco agora é realizar “um trabalho para fazer a diferença”, frisou. “O aeroporto é o portal de entrada. Queremos que o passageiro já sinta uma diferença, que seja o início de uma grande experiência na cidade”, elencou.

Integração do transporte

O deputado Vermelho destacou a importância da concessão do aeroporto realizada pela gestão federal e endossou o pleito de lideranças das entidades iguaçuenses pela ampliação do transporte de cargas. O parlamentar lembrou que o movimento de passageiros pode ocorrer juntamente com o recebimento e envio de mercadorias.

“É o momento certo de fomentarmos o transporte aéreo de cargas, pois o agronegócio em nossa região está bombando”, sublinhou. “E para Foz do Iguaçu é fundamental ter um terminal integrado, pois já temos o sistema rodoviário e teremos o ferroviário com a extensão da Ferroeste. Ninguém vai segurar a pujança dessa cidade”, apostou.

Reunião do Acelera Foz contou com representantes da CCR Aeroportos – Foto: Divulgação

Presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACIFI), Faisal Ismail ressaltou que a sociedade civil se propõe a ajudar nas “lutas grandes e justas”. Ele defendeu ações em conjunto a fim de ampliar a oferta de voos para Foz do Iguaçu, com a “disponibilidade de mais cadeiras para se buscar um público maior, pois demanda existe”, avaliou.

Arena para grandes eventos

Na reunião do Acelera Foz, o deputado Vermelho apresentou o projeto da arena multiuso para grandes eventos em Foz do Iguaçu. Segundo ele, a proposta conta com emendas orçamentárias de sua autoria. O parlamentar convidou empresários, gestores públicos e entidades da sociedade civil organizada a apoiar os esforços pela construção do equipamento.

“Esse espaço é para Foz do Iguaçu reunir mais de dez mil pessoas em grandes eventos. Será uma conquista extraordinária para moradores da cidade e turistas”, salientou. “Precisamos contratar um escritório especializado para a elaboração do projeto”, concluiu o deputado.

Participando da reunião de forma on-line, o assessor especial da direção-geral brasileira da Itaipu Binacional, almirante Luiz Carlos Faria Vieira, mencionou que irá reunir-se com a direção do Fundo Iguaçu para “apoiar a operacionalização da contratação do projeto” e dar seguimento à proposta. “A Itaipu se coloca para ajudar no que puder”, disse, reforçando o compromisso da empresa com as pautas pelo desenvolvimento.

(AI Codefoz)

Sem categoria

Governo do Paraná integrará o Programa Acelera Foz

Anúncio foi feito pelo secretário estadual de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, durante reunião do CODEFOZ.

O Governo do Paraná vai somar-se às oito instituições públicas e privadas que integram a coordenação estratégica do Acelera Foz, programa para a retomada econômica e o desenvolvimento de Foz do Iguaçu. A participação foi discutida com o secretário estadual de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, em reunião do CODEFOZ (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), nessa sexta-feira, 27.

Resultado da integração de projetos de diferentes instituições, o Acelera Foz reúne CODEFOZ, Itaipu Binacional, PTI (Parque Tecnológico Itaipu), Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sebrae, ACIFI (Associação Comercial e Empresarial), POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) e Comtur (Conselho Municipal de Turismo). Seu objetivo é potencializar ações para atrair investimentos e diversificar a economia iguaçuense, em sete eixos e dezenas de ações prioritárias.

Valdemar Bernardo Jorge, apresentou o Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo do Paraná.

Às lideranças da sociedade civil organizada, gestores públicos e vereadores, o secretário de estado apresentou o Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo do Paraná (PDLP), elencou as principais ações governamentais para o crescimento integrado das regiões e recebeu demandas dos representantes iguaçuenses. Na plenária, também foi debatida a correlação entre o PDLP e o Acelera Foz.

“Recebo com muito carinho esse convite para que o governo passe a integrar o Acelera Foz e trabalharmos ainda mais alinhados na meta de fazer o bem comum”, declarou o secretário Valdemar Bernardo Jorge. Ele afirmou, ainda, que o Programa Oeste em Desenvolvimento e o Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu servem como exemplos de governança para as demais regiões do Paraná.

Representantes da sociedade civil, gestores públicos e vereadores na reunião do CODEFOZ.

Parceria fundamental

Presidente do CODEFOZ, Felipe Gonzalez ressaltou que o Acelera Foz teve um papel essencial para a cidade enfrentar a emergência em saúde e destacou a participação do estado. “O programa foi importante para chegarmos até aqui, fortes e competitivos, ganhando agora essa parceria fundamental com o Governo do Paraná, grande reforço para que outras pautas se materializem, como a criação do Escritório de Atração e Recepção de Investimentos”, mencionou.

Vice-presidente da ACIFI e membro do Conselho de Desenvolvimento Empresarial e de Infraestrutura do Paraná, responsável pela agenda do secretário estadual em Foz do Iguaçu, Danilo Vendruscolo frisou que o Acelera Foz representa a junção de muitos esforços. “Enfrentamos essa crise causada pela pandemia com união. Agora temos os investimentos estruturantes que a Itaipu Binacional vem realizando e a retomada que vem com força. É o momento de mostrarmos as potencialidades e atrairmos mais e novos investimentos”, convocou.

Nessa direção, o superintendente do PTI, general Eduardo Garrido, fez um breve relato dos investimentos da instituição, por meio do Acelera Foz, em inovação, startups, tecnologia e inteligência. “É uma nova frente para captar recursos e dinamizar a economia da cidade, gerando empregos e crescimento. Foz do Iguaçu já é referência nacional em áreas de experimentação, por exemplo, o que mostra que as parcerias estão rendendo frutos”, avaliou.

O secretário de estado afirmou que o Programa Oeste em Desenvolvimento e o Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu são exemplos de governança.

Paraná do futuro

Na reunião do CODEFOZ, o secretário Valdemar Bernardo Jorge detalhou o plano para desenvolver o Paraná em médio e longo prazo e apresentou um diagnóstico econômico atual e as metas para 2034. Informou que o objetivo é aumentar o PIB (Produto Interno Bruto) de todas as regiões do estado, de forma sincronizada, para elevar a arrecadação sem novos tributos, gerar empregos, reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida dos paranaenses.

“Estamos atuando para que todas as regiões tenham conselhos de desenvolvimento, os quais serão responsáveis pelo planejamento das políticas públicas e por direcionar os investimentos do estado”, explicou. “Quem vai dizer o que precisa em infraestrutura e como serão aplicados os recursos serão o setor produtivo e a sociedade civil organizados nos conselhos”, explanou o gestor estadual.

Segundo o secretário de Planejamento e Projetos Estruturantes, o Paraná tem hoje o oitavo maior PIB per capta do país. Com o Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo do Paraná (PDLP), a meta é chegar a 2034 na terceira posição, passando dos atuais R$ 38,7 mil para R$ 64,4 mil em Produto Interno Bruto por habitante. “São projeções factíveis com o planejamento que estamos seguindo e as políticas e investimentos que o governo está realizando”, concluiu Valdemar Bernardo Jorge.

(Codefoz)

Sem categoria

Mercado Público: comunidade ganha mais tempo para participar da…

Implantação do espaço foi debatida em reunião do Programa Acelera Foz com gestores de instituições públicas e privadas, empresários e vereadores.

A gestão do Mercado Público de Foz do Iguaçu foi discutida em reunião do Programa Acelera Foz, nessa sexta-feira, 2. O projeto foi apresentado pela direção do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), que está com consulta pública aberta e esclarece dúvidas sobre o edital que será lançado para concessão dos serviços de implantação, manutenção e melhor aproveitamento econômico do espaço.

Na plenária do Acelera Foz, representantes de instituições públicas e privadas, empresários e vereadores deram contribuições sobre o funcionamento do mercado, a ser inaugurado no endereço da antiga Cobal, na Vila A, e fizeram perguntas sobre a sua implantação. Todas as propostas serão analisadas por uma equipe técnica que atua no processo.

A partir desse diálogo, o PTI-BR decidiu prorrogar até 19 de julho o prazo da consulta pública on-line, que estava prevista para terminar neste dia 5. Usando o formulário disponível em https://www.pti.org.br/pt-br/avisos-de-editais, toda pessoa interessada pode propor modificações na minuta ou mesmo dar sugestões sobre as futuras atividades do Mercado Público.

Comunidade tem mais tempo para participar da consulta aberta pelo PTI – Foto: Divulgação

“O espaço está na fase final das obras, sendo mais uma ação do Acelera Foz que estamos cumprindo”, destacou o diretor-superintendente do PTI-BR, general Eduardo Garrido. “É um investimento que tem tudo para movimentar a economia de Foz do Iguaçu, atrair mais investimentos e gerar renda para nossos produtores e empreendedores”, ressaltou.

Ele explicou que o edital de concessão do mercado somente será lançado após a análise técnica das sugestões recolhidas na consulta pública. “Nosso objetivo na reunião do Acelera Foz foi alcançado, que foi escutar as instituições, o setor empresarial e os vereadores. Todos temos o mesmo interesse: somar esforços para o bem de Foz do Iguaçu”, sublinhou Garrido.

Integração das pessoas

Diretor administrativo do PTI-BR, Flaviano da Costa Masnik explicou que o modelo de mercado público segue experiências de outras cidades do país. Ele frisou que os 72 boxes serão locados após a escolha da empresa que vai gerir o espaço. O mix de atividades comerciais deverá abranger gastronomia, empórios, serviços, hortifrutigranjeiros e suvenires, entre outros.

“O mercado está sendo pensado para a integração da sociedade, com os boxes conectados à área externa para contemplar eventos e atividades culturais”, expôs. “Além do atrativo, o objetivo é trazer empregos e desenvolvimento. É um trabalho árduo de muitas instituições parceiras para a cidade de Foz do Iguaçu”, enfatizou Flaviano.

Projeto do Mercado Público de Foz do Iguaçu – Foto: PTI-BR

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz), Felipe Gonzalez, enalteceu o diálogo em busca dos melhores resultados para a população. “Foram propostas muito ricas e de conteúdo. O conselho tem esse papel de reunir as instituições públicas e privadas, a representação política e o setor empresarial para conversar, debater e avançar juntos”, ponderou. 

Contribuições

Na reunião, o presidente da Câmara Municipal, vereador Ney Patrício, defendeu que o mercado tenha um modelo “sustentável e apropriado para o momento”. Ele também agradeceu à Itaipu Binacional, empresa que fez o investimento de R$ 14,5 milhões na obra. “É um legado que a Itaipu está deixando de grande relevância para a cidade”, declarou.

Integrantes da Coordenação Estratégica do Acelera Foz e vereadores – Foto: Divulgação

O presidente do Legislativo destacou as contribuições e perguntas que foram feitas pelos parlamentares na reunião do Acelera Foz, ressaltando que a Casa de Leis quer colaborar no debate sobre o Mercado Público. “Reforço o convite para a audiência pública que a Câmara irá realizar sobre o espaço, que contou com a assinatura de todos os vereadores, demonstrando a vontade de fazermos o melhor pela cidade”, disse.

Smart Vitrine

Aos participantes da reunião do Acelera Foz, foi apresentado o edital Smart Vitrine, do Programa Vila A Inteligente. Essa iniciativa compõe as ações para tornar Foz do Iguaçu um polo de inovação e referência em tecnologias para smart cities. “Trata-se de uma vitrine tecnológica de soluções para cidades inteligentes”, salientou o diretor de Negócios e Inovação do PTI-BR, Rodrigo Régis Galvão.

O edital Smart Vitrine selecionará empresas e startups para instalação, validação das tecnologias, divulgação e abertura de mercado. O gestor evidenciou as condições da Vila A e as potencialidades do município para desenvolver o ecossistema de inovação, com a criação da plataforma de negócios Hub Iguassu, para atrair negócios. “Não só vamos diversificar a economia como reter talentos em Foz do Iguaçu”, frisou Rodrigo.

Presenças

Além dos representantes das oito instituições que integram a Coordenação Estratégica do Programa Acelera Foz, empresários e gestores públicos e privados, participaram da reunião on-line e presencial os vereadores Admilson Galhardo, Adnan El Sayed, Alex Meyer, Anice Gazzaoui, Cabo Cassol, João Morales, Kalito Stoeckl e Yasmin Hachem.

Sem categoria

Central do Empreendedor já realizou 13,4 mil atendimentos neste…

Serviços são essenciais para a retomada econômica da cidade. Resultados foram apresentados em reunião do Programa Acelera Foz.

Alvará, crédito, formalização como microempreendedor individual (MEI), capacitação, consultoria e serviços empresariais em um só lugar. É o que oferece a Central do Empreendedor de Foz do Iguaçu, que já realizou 13,4 mil atendimentos em pouco mais de cinco meses, entre janeiro e o começo de junho deste ano.

Os resultados do centro de serviços para pequenos e médios empresários, MEIs e empreendedores iguaçuenses foram apresentados na plenária da Coordenação Estratégica do Acelera Foz, nessa sexta-feira, 18. O programa reúne oito instituições públicas e da sociedade civil organizada, tendo como ênfase a retomada econômica.

“A plenária do Programa Acelera Foz é uma instância privilegiada e qualificada para se discutir os rumos e as ações para desenvolvimento da nossa cidade, pois congrega os setores público e privado”, enfatizou o presidente do Codefoz, Felipe Gonzalez. O conselho é responsável por coordenar o Acelera Foz.

Na reunião, dados de atendimentos, funcionamento e parcerias da Central do Empreendedor foram detalhados pela secretária municipal da Fazenda, Salete Horst. Instalada no Centro Integrado de Desenvolvimento (CID), a central é a evolução de um trabalho de dez anos, desde a criação da antiga Casa do Empreendedor, em 2011.

Conforme Salete, o espaço de serviços é parte do programa Foz Desenvolve, resultado da parceria entre instituições que integram o Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal (CGDM). “Foi mais do que uma evolução, foi uma transformação”, disse. “Saímos de um espaço que atendia apenas um segmento para esse ambiente atual que oferece todos os serviços de que o empresário iguaçuense necessita.”

Secretária da Fazenda, Salete Horst; presidente da Câmara, Ney Patrício; secretário do Codefoz, Rodiney Alamini; e presidente do Codefoz, Felipe Gonzalez.

Na apresentação, a gestora afirmou que a busca pela Central do Empreendedor é intensa. Somente no ano passado, foram 30 mil atendimentos, informou. “A central foi consolidada no momento certo, porque veio a pandemia e ela vem sendo fundamental para ajudar na retomada da nossa economia”, pontuou Salete Horst.

No espaço, atuam de forma integrada programas e instituições como o Sebrae, Junta Comercial do Paraná, Foz Juro Zero, Destrava Foz, Casa do Empreendedor, Banco do Empreendedor e Escritório de Compras. “Optamos por vir para a ACIFI porque a entidade já trabalha e está conectada aos empresários da cidade”, expôs.

Pelo desenvolvimento

Presente à reunião do Acelera Foz, o presidente da Câmara de Vereadores, Ney Patrício (PSD), ressaltou que a Central do Empreendedor se tornou ainda mais importante neste momento pandêmico. Com ela, “o município estava preparado para essa passagem difícil que estamos enfrentando”, frisou. “Com certeza, a retomada econômica vai contar com esse trabalho”, completou.

“Eu participo de uma categoria profissional que lida diretamente com empresários, que são os contadores”, relatou o vereador. “Eles têm dado um retorno importante reconhecendo que esse instrumento ajudou não só o empreendedor como também os profissionais que trabalham em torno dele”, salientou o presidente da Câmara.

Segundo o parlamentar, a Central do Empreendedor pode contar com apoio legislativo e gestão política nas ações governamentais visando ao desenvolvimento da cidade. “Em especial, para os pequenos empreendedores”, declarou Ney Patrício.

Resultados da Central do Empreendedor foram apresentados durante reunião do Acelera Foz.

Sebrae, parceiro fundamental

Consultor do Sebrae, Luiz Marcelo Padilha complementou o balanço das ações da Central do Empreendedor. Entre os exemplos que usou, citou o Foz Juro Zero, iniciativa que mais liberou crédito no Brasil, proporcionalmente, totalizando R$ 13 milhões em 2020. A cidade hoje é a oitava do país mais célere na abertura de empresas, anotou.

Em sua explanação, defendeu que há referenciais além dos quantitativos. “Temos que olhar as pessoas, os empreendedores que são beneficiados e estão por trás de todos esses números. Quem busca a Central do Empreendedor é atendido com acolhimento, não fica mais em fila na rua, sob sol e chuva”, expôs.

Retomada do turismo

Na reunião do Acelera Foz, também foram debatidas ações de promoção do turismo. A superintendente de Comunicação Social e de Turismo da Itaipu Binacional, Patrícia Iunovich, apresentou proposta para a nova etapa da campanha Vem Pra Foz, que no ano passado alavancou resultados importantes para o Destino Iguaçu no contexto da pandemia.

“Estamos construindo uma campanha de promoção do destino ouvindo quem está à frente da atividade e atua diretamente no turismo”, sublinhou Patrícia. Os participantes da reunião apresentaram sugestões sobre o conceito, a abrangência e o momento adequado para o lançamento da ação promocional.

União por Foz

O Acelera Foz tem a coordenação estratégica do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Associação Comercial e Empresarial (ACIFI) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Acelera Foz aposta na retomada da economia de Foz do Iguaçu, com geração de emprego e renda – Foto Marcos Labanca Sem categoria

Acelera Foz completa 1 ano com investimentos na retomada…


Desafios do presente e legado para o futuro: balanço das realizações do programa inclui grandes obras, incentivo ao turismo, crédito, apoio a empreendedores e inovação.

A responsabilidade do presente e o compromisso com o futuro de Foz do Iguaçu uniram oito instituições do poder público e da sociedade civil organizada para realizar o Acelera Foz. Lançado em 13 de maio de 2020, o programa completa o seu primeiro ano com resultados, injeção de recursos e desafios pela frente.

O programa surgiu com dois principais objetivos. Primeiro, buscar soluções para problemas do momento e contribuir para a retomada da economia em um contexto de pandemia do novo coronavírus. A outra meta é deixar um legado para Foz do Iguaçu, a partir de projetos estruturantes e investimentos transformadores.

O Acelera Foz tem a coordenação estratégica do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), Itaipu Binacional, PTI, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Associação Comercial e Empresarial (ACIFI) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Presidente do Codefoz, Felipe Gonzalez destaca os esforços que foram somados. “Comemoramos a união das instituições públicas e privadas em torno do Acelera Foz. É um trabalho em benefício da cidade, procurando aglutinar os interesses coletivos e que tem, de fato, ajudado em muitas conquistas alcançadas”, reflete.

Coordenação Estratégica do programa reunida para definir projetos e ações – Foto: divulgação

A coordenação estratégica do programa definiu 40 ações prioritárias em sete eixos. Já de início, para ajudar o turismo iguaçuense, um dos mais prejudicados pela crise sanitária, o Acelera Foz elaborou protocolos de segurança, por meio de suas instituições, campanhas nacionais de marketing e editais de inovação para o setor.

“É de fundamental importância o turismo integrar os eixos estruturantes do Acelera Foz”, enfatiza Paulo Angeli, secretário de Turismo e Projetos Estratégicos. “O programa tem muito a contribuir para a retomada da atividade econômica de nossa cidade, com um trabalho eficiente e conjunto das instituições participantes”, afirma.

Itaipu e as obras estruturantes

Foz do Iguaçu tirou do papel grandes obras que eram gargalos históricos para o desenvolvimento, a mobilidade urbana e o comércio internacional. A Ponte da Integração Brasil-Paraguai, ligação de Foz do Iguaçu a Presidente Franco, está com 52% das obras concluídas e R$ 122,5 milhões já investidos – 38% do total previsto.

“Com muita satisfação, a Itaipu vê a união de Foz do Iguaçu, simbolizada pelo Acelera Foz, rendendo tantos frutos para a cidade”, sublinha o coronel Robson Rodrigues de Oliveira, chefe de gabinete do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional. “A empresa reitera o seu compromisso e vai continuar colaborando em diferentes frentes, sobretudo para o eixo de obras estruturantes”, pontua.

Entre as grandes obras da Itaipu Binacional, a Ponte da Integração está com 52% dos trabalhos concluídos – Foto: Rubens Fraulini/Itaipu

Duas grandes intervenções no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu já foram entregues para a comunidade: a ampliação da pista de pouso e decolagem e a duplicação do acesso e da área de manobra do terminal. A Perimetral Leste, em andamento, conectará a Região Sul da cidade à BR-277, retirando o trânsito de veículos pesados das vias turísticas.

Apoio e crédito ao empreendedor

O Acelera Foz soma R$ 4,3 milhões em investimentos na aceleração de startups, pequenas e microempresas e novos produtos. O Banco do Empreendedor atendeu 3.065 firmas e concedeu R$ 18,7 milhões em crédito. O programa Foz Juro Zero garantiu R$ 13,4 milhões em empréstimos, beneficiando 2,7 mil empreendedores. Para auxiliar empresários, foi criada a Central do Empreendedor e ofertadas mais de 60 ações de capacitação.

“Com o Acelera Foz, foi possível enfrentar os efeitos da crise atuando em várias frentes”, analisa o presidente da ACIFI, Faisal Ismail. “Isso inclui de crédito para empresários a editais para a expansão dos negócios, unindo o setor privado, a universidade e o poder público. Foi possível preservar empregos e empresas”, frisa.

A Central do Empreendedor oferta serviços para todos os tipos de empresas – Foto: divulgação

Para o consultor do Sebrae Marcelo Padilha, o programa foi fundamental para dar apoio no momento em que muitos empreendedores foram prejudicados devido à pandemia. “Num curto espaço de tempo, foi possível organizar ações de apoio com crédito, empréstimos facilitados, capacitações e orientações”, enumera.

Bairro público inteligente

Foz do Iguaçu será referência nacional com o projeto Vila A Inteligente, transformação que trará mais qualidade de vida para a população. A modernização abrange semáforos, pontos de ônibus, monitoramento de veículos, reconhecimento facial de motoristas e de placas de automóveis, e aplicativos que ajudarão a melhorar os serviços.

Moradores já sentem as melhorias com as tecnologias instaladas pelo projeto Vila A Inteligente – Foto: Kiko Sierich/PTI

“Os moradores já conseguem usufruir dos benefícios das tecnologias instaladas: luminárias, câmeras, semáforos e os pontos de ônibus inteligentes”, relata o superintendente do PTI, general Eduardo Garrido. “Unimos tecnologias, inovação e empreendedorismo para gerar empregos, impulsionar a economia e desenvolver a cidade”, completa.

Atração de recursos e logística

O Acelera Foz contempla o Escritório de Atração e Recepção de Investimentos, que visa a atrair novos recursos para o município e diversificar a economia. Outro projeto de grande impacto é o Novo Porto Seco Trimodal, que fará a integração dos modais rodoviário, hidroviário e ferroviário, com a extensão de um ramal da Ferroeste a Foz do Iguaçu.

Acelera Foz

Os sete eixos de desenvolvimento e a relação das ações prioritárias desenvolvidas pelo programa estão disponíveis em acelerafoz.org.br.

Sem categoria

Acelera Foz apresentará pauta de desenvolvimento econômico à Câmara…

Propostas visam a atrair investimentos e a gerar empregos e renda no município.

O Acelera Foz enviará sugestões para o desenvolvimento econômico do município à Câmara de Vereadores, que poderão ser convertidas em projetos, atualização da legislação e demandas a serem defendidas pelo Legislativo. As propostas começaram a ser definidas em reunião da Coordenação Estratégica, sexta-feira, 5.

A medida representa a continuidade do diálogo entre as instituições da sociedade civil organizada e os parlamentares da nova legislatura. Antes da posse dos vereadores, em dezembro de 2020, foi realizado um encontro em que foram apresentadas as ações prioritárias para o crescimento de Foz do Iguaçu.

Entre as proposições discutidas estão a efetivação do fundo de desenvolvimento econômico, revitalização de áreas urbanas para fomentar o turismo e a qualidade de vida dos moradores, e capacitação profissional. A regulamentação de concessões para atividades em espaços públicos também está na pauta.

As formulações ainda abrangem a melhoria da sinalização visual, ampliação da lei de inovação, incentivo ao setor de biotecnologia e política de compras exclusivas para fornecedores locais. Formas de estímulo a empresas de tecnologia e criação de condomínio empresarial e industrial fazem parte das medidas estudadas.

“Não podemos perder tempo, temos que alavancar a retomada do desenvolvimento econômico de Foz do Iguaçu, atrair investimentos, gerar vagas de trabalho e renda”, afirmou Mario Camargo, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz). “Precisamos de todas as instituições alinhadas a esse objetivo”, completou.

Consultor do Sebrae, Marcelo Padilha explica que inicialmente foi solicitado o envio de propostas por organizações da sociedade civil, órgãos de classe, conselho de desenvolvimento e lideranças públicas e empresariais. As proposições iniciais foram discutidas na reunião do Acelera Foz, e novas sugestões foram incorporadas.

“A apresentação das propostas de desenvolvimento econômico ao Legislativo foi definida em dezembro do ano passado, em um primeiro encontro com a nova legislatura”, rememorou. “O que estamos elaborando são propostas com o entendimento da sociedade civil para fomentar a economia da cidade”, completou Marcelo.

Acelera Foz

Parte do plano de retomada econômica da cidade, o programa tem a coordenação estratégica do Codefoz, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento, ACIFI e Conselho Municipal de Turismo.

(Acelera Foz)

Sem categoria

Transformação da Vila A no primeiro bairro público inteligente…

A previsão é que a instalação das soluções que integram a primeira entrega do projeto seja concluída ainda em dezembro de 2020.

Quem passa pela Vila A já percebe que o bairro passa por mudanças, mas talvez não saiba ainda que vai se tornar referência para todo o Brasil. Em um ponto do bairro, há obras para receber semáforos inteligentes. Em outro, para a troca dos pontos de ônibus, que passarão a ter informações sobre o itinerário. Há ainda uma série de outras adaptações para receber as tecnologias que o tornarão o primeiro bairro público inteligente do país.  

A previsão é que a instalação das soluções que integram a primeira entrega do projeto seja concluída ainda em dezembro deste ano. A iniciativa é promovida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, em parceria com a Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e Companhia Paranaense de Energia (Copel). 

A implantação desta primeira fase, que envolve semáforos e pontos de ônibus inteligentes, câmeras de monitoramento de placas, luminárias inteligentes com reconhecimento facial e o Centro de Controle e Operações (CCO), onde as tecnologias serão monitoradas, iniciou no final de setembro.

Já foram retirados os quatro pontos de ônibus antigos, que serão substituídos por inteligentes e terão um painel com os horários do transporte coletivo e carregamento de celular. Estão sendo instaladas as estruturas metálicas dos novos equipamentos, com previsão de término para o final desta semana.

Já os semáforos inteligentes, nos quatro principais cruzamentos do bairro, tiveram toda a parte de infraestrutura preparada, e a instalação dos equipamentos acontece na próxima semana. Os semáforos inteligentes possuem Inteligência Artificial, que permite a otimização do tempo de passagem conforme o fluxo nas vias do bairro e a detecção, por exemplo, de ambulâncias, garantindo maior agilidade no atendimento das vítimas. Também serão instalados semáforos para pedestres.

Os postes e caixas de inteligência da iluminação inteligente estão prontos e, a partir da próxima semana, as luminárias e câmeras de reconhecimento facial começam a ser implementadas. O Centro de Controle e Operações, que vai funcionar na Concha Acústica do Gramadão, está com quase tudo finalizado para iniciar o monitoramento de todas essas soluções, que têm o objetivo de proporcionar melhorias na rotina e, por consequência, na qualidade de vida não apenas dos moradores da Vila A, como de toda a cidade.

“Além de aumentar a qualidade de vida dos cidadãos, o Vila A Inteligente pretende trazer a Foz do Iguaçu novas empresas interessadas em validar suas tecnologias. Isso vai permitir a diversificação da economia da cidade e a geração de novos empregos e renda”, destacou o diretor superintendente do Parque Tecnológico, general Eduardo Garrido.

De acordo com Tiago Faierstein, líder do projeto Cidades Inteligentes da ABDI, a partir da entrega da primeira fase do projeto, pretende-se trazer a Foz do Iguaçu gestores de todo o Brasil para conhecer a iniciativa. “Queremos sensibilizá-los em relação à importância da tecnologia para melhorar a qualidade de vida do cidadão. Para isso, traremos caravanas de prefeitos e gestores públicos para que vejam a transformação da Vila A”, salientou.

O secretário de Tecnologia da Informação e coordenador do Vila A Inteligente pela Prefeitura de Foz, Evandro Ferreira, comentou que o trabalho para efetivação desta primeira fase tem sido intenso. “Vejo o avanço exponencial da implantação das tecnologias, com expectativa de que o mais breve possível esteja tudo disponível para os moradores do bairro e a cidade de Foz do Iguaçu”, afirmou.

“Essas tecnologias, que em poucos dias começarão a ser experimentadas por todos aqueles que transitam pela Vila A, são apenas o início da mudança do bairro, que terá uma dinâmica muito mais otimizada na interação com os serviços e espaços públicos. Muito ainda está por vir.”, salientou Garrido.