Coordenação do Acelera Foz debate projetos para o desenvolvimento

Ações foram discutidas por representantes do poder público e da sociedade civil que integram o programa de retomada econômica.

Representantes do poder público e da sociedade civil que integram a Coordenação Estratégica do Programa Acelera Foz debateram projetos e ações para o desenvolvimento do município. A reunião foi nessa sexta-feira, 30, de forma presencial e on-line.

No encontro, foi apresentado o andamento dos principais projetos executados por meio do programa e definida a abertura para a inserção de novas ações e demandas. O objetivo é incorporar iniciativas às ações prioritárias já norteadas para responder ao atual momento social e econômico.

Os gestores dos setores público e privado deram prosseguimento à elaboração do documento que será entregue para a Câmara de Vereadores com propostas para o desenvolvimento. A efetivação do Escritório de Atração e Recepção de Investimentos de Foz do Iguaçu também integrou a pauta.

“É importante que o programa tenha essa dinâmica e flexibilidade para reunir novas propostas e ideias para o crescimento de Foz do Iguaçu e a superação desse período pelo qual estamos passando”, frisou o presidente do Codefoz, Felipe Gonzalez. A entidade desempenha a coordenação do Acelera Foz.

Presente à reunião, o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Delegado Francisco Sampaio, destacou o comprometimento da gestão municipal com as medidas para reaquecer o turismo. “É um setor para o qual estamos muito atentos para a sua retomada, por ser um grande gerador de emprego e renda para a nossa população”, avaliou.

Evolução dos projetos

Integrantes das oito instituições da Coordenação Estratégica do programa relataram o status da execução das ações. Com base na matriz de responsabilidade, que prevê atribuições a cada órgão e entidade, o programa é focado em grandes obras, atendimento a empresários e oferta de crédito, fomento à inovação, bairro inteligente, atração de investimentos, retomada do turismo para o fometno de empregos e renda.

Reunião do Acelera Foz contou com participações presenciais e on-line – Foto: Reprodução

Chefe de gabinete do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, o coronel Robson Rodrigues de Oliveira comemorou as obras já entregues e o andamento de outras realizações. Entre os serviços finalizados, que integram o Acelera Foz, ele citou a revitalização e a ampliação da pista do aeroporto.

“Foz do Iguaçu foi presenteada com um belo e moderno aeroporto que certamente contribuirá para animar a economia da cidade em sua retomada”, disse. Enumerou, ainda, as obras da segunda ponte internacional Brasil-Paraguai, Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Perimetral Leste e do Mercado Municipal.

Grupos de trabalho

Após discussão sobre as pautas de desenvolvimento a serem entregues ao Legislativo e ao Executivo municipais, e das medidas para a implementação do Escritório de Atração e Recepção de Investimentos, foram criados dois grupos de trabalho. Esses colegiados do Acelera Foz subsidiarão a Coordenação Estratégica na condução das ações.

Acelera Foz

Voltado à retomada econômica de Foz do Iguaçu, o programa tem a coordenação estratégica do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Associação Comercial e Empresarial (ACIFI) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *